Home / Curiosidades / 5 Livros Sobre Cerveja

5 Livros Sobre Cerveja

Para quem já atravessou a fronteira das cervejas mais tradicionais e se tornou admirador da cultura cervejeira, não basta degustar, precisamos conhecer cada centímetro desse grande universo da cerveja.

A cerveja pode ser ótima companhia para uma leitura, e se o livro em questão for sobre a bebida, melhor ainda. Mesmo com a comodidade da busca de informação através de blogs e portais de notícias na internet, não podemos esquecer que existem muitos livros recheados com muita informação de qualidade sobre os estudos e a ciência que envolve a produção cervejeira.

Pegue uma cerveja, escolha o melhor canto do seu sofá ou da sua poltrona favorita e aproveite as 5 indicações de livros sobre cerveja que o Ceva no Bar separou para você ler enquanto aprecia a nossa bebida favorita.

1 – A MESA DO MESTRE CERVEJEIRO – GARRETT OLIVER

Livros Sobre Cerveja - A Mesa do Mestre Cervejeiro Garrett OliverPraticamente a nova “bíblia” da cerveja. Garrett Oliver, mestre cervejeiro, da badalada Brooklyn de NY tem um texto de fácil compreensão, que mais parece uma aula ministrada ao leitor. A Mesa do Mestre Cervejeiro, no entanto, não é apenas sobre cerveja. Nele, o autor, que é um dos grandes especialistas em harmonização da atualidade, desbrava o mundo dos diferentes estilos da bebida e como usá-la como acompanhamento em refeições, explorando a versatilidade da cerveja para criar harmonizações que ressaltem os sabores.

 

2 – TASTING BEER – RANDY MOSHER

Livros Sobre Cerveja - Tasting Beer Randy MosherTasting Beer foi escrito por Randy Mosher, um dos maiores especialistas em cerveja no mundo. Mosher é conhecido no Brasil, entre outras coisas, por ter criado os rótulos da Cervejaria Colorado. O livro foi criado para ser apoio para um curso que o autor ministraria, mas acabou se tornando um sucesso por seu conteúdo abrangente a respeito da bebida, processos, harmonização, degustação, entre outros tópicos.

 

3 – CERVEJA EM CASA – HALLIE BEAUNE E CHRISTINA PEROZZI

Livros Sobre Cerveja - Cerveja em Casa Christina Perozzi e Haullie Beaune

um livro de receitas com dicas valiosas para a fabricação de cerveja em casa, seja para os cervejeiros iniciantes ou os mais experientes.

Em Cerveja em Casa, Christina Perozzi e Hallie Beaune ensinam receitas de cervejas que certamente agradarão aos mais diversos paladares e estilos. Desde cervejas mais leves como as blondes e a black smoke pale até cervejas mais encorpadas como brown ales e dubbels, o livro traz receitas especiais para acompanhar as suas criações.

 

4 – A REVOLUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL – STEVE HINDY

Livros Sobre Cerveja - A Revolução da Cerveja Artesanal Steve HindyUm dos mais importantes cervejeiros dos Estados Unidos, Steve Hindy conta neste livro um pouco sobre a história da revolução da cerveja artesanal no país. É um relato importante para quem quer entender como a mudança na forma de se fazer e se consumir a bebida na América do Norte, que começou no final da década de 1970, influencia hoje todo o mundo cervejeiro.

 

5 – GUIA ILUSTRADO ZAHAR DE CERVEJA – MICHAEL JACKSON

Livros Sobre Cerveja - Guia Ilustrado Zahar de Cerveja Michael JacksonFalecido em 2007, o britânico Michael Jackson foi uma das grandes autoridades da cerveja. Conhecido como beer hunter (caçador de cervejas), Jackson viajava o mundo em busca de novos pints e escreveu diversos livros sobre o assunto. Um dos mais conhecidos é o Guia Ilustrado Zahar, em que ele desbrava as principais escolas cervejeiras, as grandes nações produtoras e a história da bebida.

 

 

::: LIVROS SOBRE CERVEJA – INDICAÇÃO BÔNUS :::

LAROUSSE DA CERVEJA – RONALDO MORADO

Livros Sobre Cerveja - Larousse da Cerveja Ronaldo MoradoAté o cervejólogo Ronaldo Morado escrever o Larousse da Cerveja, quase não existiam publicações nacionais sobre a bebida. Só por isso sua obra já seria importante o suficiente, mas o livro é um grande guia para quem quer conhecer mais sobre a bebida, sua história, processos e importância, seja no Brasil ou no mundo.

 

 

Conhece algum livro que deveria entrar nessa lista? Diz para gente nos comentários e não deixe de acompanhar os outros posts do Ceva no Bar.

 

Ein Prosit, e uma boa leitura!!

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *