Home / Cervejas / Copera – A Cerveja da Hamburgueria 1903

Copera – A Cerveja da Hamburgueria 1903

Em março de 2016 a Hamburgueria 1903, rede de fast food oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, lançou a Cerveja Copera, primeiro rótulo de cerveja artesanal para a rede de franquias do tricolor gaúcho. O nome Copera vem para homenagear a fama do tricolor gaúcho, considerado um dos clubes mais “copeiros” do continente.

O rótulo foi idealizado pela distribuidora H3RTAV, responsável pelo lançamento de alguns rótulos relacionados ao futebol. Contém as tradicionais cores do tricolor e as estrelas que acompanham o escudo na camisa, referenciando os principais títulos do clube, além de imagens que remetem às maiores vitórias do imortal.

Denominada como uma “Pilsen Extra”, a Cerveja Copera é produzida pela Cervejaria Hunsrück, da cidade de Dois Irmãos(RS) e será a primeira cerveja de uma família que deve crescer ainda mais.

Primeiramente, a Copera será vendida exclusivamente na Hamburgueria 1903.Cerveja Copera - completa

DEGUSTANDO A CERVEJA COPERA

Como o principal objetivo do nosso blog é compartilhar as nossas experiências cervejeiras, optamos por fazer uma degustação no melhor molde “como manda o figurino”, seguindo alguns critérios estabelecidos pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), analisando as seguintes características: Aroma, Aparência, Sabor e Sensação na boca.

Importante: Não estamos julgando a cerveja, mas sim relatando nossa experiência através de uma degustação que foi realizada seguindo critérios e Diretrizes de Estilo do BJCP 2008, que você pode conferir na versão em português clicando AQUI.

Para facilitar nossa comunicação com todos os públicos, evitamos utilizar termos muito técnicos. Caso alguém tenha interesse em conhecer a análise, envie um e-mail para cevanobar@gmail.com que disponibilizaremos a ficha de avaliação no modelo do BJCP que foi devidamente preenchida, utilizando os termos corretos de análise.

Depois dessa explicação, vamos ao que interessa:

Aroma: A Copera apresenta um aroma que lembra pão ou um biscoito salgado (sim caro amigo, esse é o famigerado aroma de malte)

Aparência: Tem um amarelo brilhante e limpo, o colarinho se mantém por um bom tempo e tem uma boa formação de espuma, ou seja, é uma cerveja que fica bonita no copo, como toda cerveja deve ser 🙂

Sabor: Sobre o sabor, é uma Pilsen normal (atenção, não confundam Pilsen com a tradicional Polar, em caso de dúvidas, consultem nosso post que trata sobre as diferenças entre os estilos clicando AQUI). Tem um leve gostinho de malte e é pouco amarga, o sabor do lúpulo é muito leve

Sensação na Boca: É uma cerveja bem leve, com muito gás (ou alta carbonatação) que chega a dar um leve “formigamento” na ponta da língua. Não identificamos um retrogosto, ou seja, o gosto da cerveja acaba no final do  gole (um bom motivo para beber mais uma)

FICHA TÉCNICA

Cerveja Copera - Copo 2

 

CERVEJA: Copera

CERVEJARIA: Hunsrück

FAMÍLIA: Lager

ESTILO: German Pilsner

ABV: 4,8%

IBU: 14

 

 

Impressão Geral: Admito que Pilsen está longe de ser o meu estilo de cerveja preferido, princialmente por eu preferir cervejas mais lupuladas (IPA é vida!!) e mais encorpadas. Eu classificaria como uma boa cerveja para beber durante uma partida de futebol (em casa ou na hamburgueria 1903, já que no estádio ainda é proibido). É leve, refrescante e dá para beber em quantidade, talvez por isso seja disponibilizada apenas em uma versão de 1 litro. Uma cerveja que vale a ser pena experimentar.

 

Ficou curioso? Teve uma percepção diferente? Então vá correndo até a Hamburgueria 1903 mais próxima, experimente uma Copera e compartilhe sua opinião conosco (e se não for abusar, nos convide para beber também).

Ein Prosit!

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *