Home / Curiosidades / Como não se dar mal em eventos de cerveja artesanal

Como não se dar mal em eventos de cerveja artesanal

Alôôô galera de peão borrachos e borrachas desse grande bar que é o mundo!

Vocês já devem ter percebido os diversos eventos de cerveja artesanal que estão rolando por aí, né? E, se você está lendo este post é porque, assim como eu está aprendendo a degustar a sua cervejinha especial com garbo e elegância e, pode ter algumas dúvidas na hora de ir a um desses eventos.

Bom, primeiro deixa eu me apresentar: Sou o Krespo e entrei nesse blog pelas cotas dos que não entendem de cerveja e prezo muito pelo meu escasso dinheirinho. Acontece que agora tomei um gosto especial em frequentar os famosos eventos de cerveja artesanal que ganham os pátios, bares, shoppings e onde tiver espaço pra colocar uma chopeira e um monte de gente que prefere a qualidade à quantidade.

Então, vamos ao que interessa: Por que tu tá escrevendo esse post sobre os eventos?

Fui a um evento com alguns amigos que não entendem sobre cerveja e estão acostumados a tomar as cervejas tradicionais. Lá percebi que a dúvida na hora de escolher um pint para tomar era grande e na maioria das vezes quando escolhiam não curtiam o gosto mais amargo das cervejas tendo que tomar 400 ml goela abaixo.

No entanto, eu com a pouca experiência que tenho e a minha predileção por cervejas frutadas mais suaves fui direto em uma witbier. Mas aí que vem o questionamento: como eu sabia que ia tomar uma witbier e não ia me arrepender? Então, senta aí que vou te explicar direitinho como não se dar mal em eventos de cerveja artesanal, mas preste atenção, pois a resposta requer um pouco de gingado e malemolência.

Experimente cervejas: Vamos supor que você está indo à uma mostra de cervejas com umas 15 cervejarias das quais você não conhece nenhum dos rótulos que estão sendo oferecidos. Por se tratar de uma mostra de cerveja os cervejeiros querem te apresentar as cervejas, então troque uma ideia com quem estiver servindo, pergunte se eles estão servindo um copinho com degustação e deguste. Durante muito tempo, você viverá de “bicadas” até achar o seu tipo preferido de cerveja e foi assim que eu descobri o maravilhoso chopp de bergamota da cervejaria Hunsrück. A experimentação é muito importante. Pois eu já havia tomado uma witbier de casca de bergamota e achei que o gosto seria igual, porém fui surpreendido.

Cuidado com os tipos tradicionais: Se você gosta de tomar cerveja mas está entrando agora nesse mundo artesanal, então você está acostumado com o gosto das cervejas comerciais (em sua grande maioria, lager) que são mais suaves. Dificilmente sentirá uma diferença tão grande nos sabores das tradicionais cervejas e sim qual dará mais dor de cabeça no dia seguinte.

Observando meus amigos, notei que era mais comum a escolha por tipos mais conhecidos como Pilsen e Weiss. Só que é preciso saber que a Pilsen de uma cerveja artesanal é mais amarga que a Pilsen de uma cerveja comercial e pra mim se assemelha muito a uma IPA. Sim, eu sou fresco e qualquer amargor mais forte eu já acho que é uma IPA.

Então, se você vai a uma festa de cerveja artesanal, onde degustar as cervejas antes de comprar já é um pouco mais difícil e caso você queira ir se acostumando eu recomendo o seguinte:

Tome uma cerveja do tipo witbier: Na maioria das vezes ela é menos amarga que os outros tipos de cerveja.

Experimente cervejas do seu amigo mais entendido: Com certeza tem um amigo seu mais entendido que você no evento. Então, peça para experimentar as cervejas e daí você também notará que as pessoas a medida que vão aprofundando seu conhecimento em cerveja tendem a gostar de cervejas mais amargas.

Seguindo essas dicas dificilmente você vai tomar alguma ceva que não gostará e economizará seu suado dinheirinho!

Sobre Krespo Ferraz

Social media por paixão, blogueiro por diversão e não gosto de manjericão. Entusiasta de cervejas artesanais há pouco tempo ainda naquele limbo entre odiar IPA e amar cervejas frutadas. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *