Home / Marketing na Cerveja / Comunicação e Marketing na Cerveja

Comunicação e Marketing na Cerveja

Comunicação e Marketing na Cerveja_3

Olá, leitores do Ceva no Bar! Vamos pensar em algo para além da fabricação da cerveja? Estou falando de comunicação e marketing na cerveja.

Sou formada em tecnologia em marketing, com estudos e projetos focados em gestão da marca. Há tempos planejava fazer o curso “Comunicação e Marketing na Cerveja”, na Escola da Cerveja (Porto Alegre), e os horários das aulas não batiam com os meus livres.

Minhas férias foram marcadas e consegui conciliar com os dias do curso, finalmente (COMEMORA, TORCEDOR!!).

Não basta produzir cervejas, é preciso que se pense na aparência externa e mercadológica.

Em um balcão com inúmeros rótulos, o que irá te diferenciar da concorrência? Rótulos são o primeiro contato, muitas vezes decisivos no momento da compra. Quantos já não acabaram por adquirir uma cerveja apenas porque a garrafa era diferente (por razões de coleção, talvez) e chamou sua atenção?

Apesar do crescimento do público feminino, a publicidade da cerveja ainda é feita, em sua maioria, com o olhar para os homens. Ainda muito atrás dos produtos de massa no marketing, a cerveja artesanal caminha a passos curtos na comunicação. Um bom posicionamento, cuidados com a embalagem, uma estratégia de comunicação bem elaborada fazem parte de um plano de marketing de sucesso.

 

O Curso de Comunicação e Marketing na Cerveja

Com carga horária de 12h, as aulas são ministradas na Escola da Cerveja pelos instrutores, os publicitários Leandro Harter (também homebrewer) e Vinicius Ferreira (da Agência Alvo).

Aborda  princípios do marketing aplicado as cervejas (como elaborar um plano de marketing), técnicas de rotulagem, materiais de impressão de rótulos, legislação que envolve o rótulo para cervejas, psicologia das cores, comunicação impressa e comunicação online e redes sociais.

Enquanto degustávamos algumas cervejas (quer coisa melhor?) de fabricação de colegas e também as disponibilizadas pela Escola da Cerveja, no primeiro dia de curso, Leandro nos passou um panorama do mercado cervejeiro no mundo, então definindo o que é marketing e explicando cada ítem do mix de comunicação, mencionando também alguns eventos cervejeiros no Brasil.

No segundo dia, Vinicius abordou temas mais ligados à aparência externa, como papéis a serem usados no rótulo, conteúdo obrigatório presente, tipos de impressão, estilos de rótulos, disposição das informações e a legislação vigente.

O curso mostra que, de forma criativa, podemos fugir de orçamentos milionários e estratégias megalomaníacas para se ter um bom posicionamento no mercado, cuidando do processo de vendas e distribuição e também estudando os hábitos do consumidor.

Sobre Priscilla Aguiar

Marketeira por profissão, cervejeira por paixão. Amante de IPAs e seus lúpulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *