Home / Notícias e Curiosidades / Curiosidades / 5 Dicas Para Tomar sua cerveja

5 Dicas Para Tomar sua cerveja

Como vocês sabem, um dos principais objetivos do Ceva no Bar é buscar as melhores experiências cervejeiras possíveis, sejam elas na lojinha de cerveja artesanal, no bar ou na própria cervejaria e compartilhar isso tudo com vocês, aqui no blog e no nosso canal do YouTube (aliás, acessem a se inscrevam AQUI). Como sempre deixamos claro aqui no blog, não somos especialistas, mas sim consumidores e apreciadores de cervejas de todos os tipos. Nossa proposta é estudar sobre cerveja e transformar a informação técnica que recebemos em um conteúdo de fácil compreensão aos leitores do blog.

E foi pensando em você que quer aproveitar ao máximo a experiência e ir, aos poucos, conhecendo os rótulos artesanais (mas sem querer bancar aquele sommelier chato) que reunimos algumas dicas simples e funcionais para apreciar as cervejas especiais e vamos disponibilizá-las através da série de posts APRENDENDO SOBRE CERVEJA aqui no blog. Vamos começar?

Neste primeiro post, vamos dar 5 dicas preciosas que vão te auxiliar a tornar esta experiência algo muito bacana.

DICA #1 COLETE INFORMAÇÕES SOBRE O ESTILO DE CERVEJA ESCOLHIDO:

Aprendendo sobre Cerveja 01Não, não estamos dizendo para você decorar as marcas de cerveja que você vai pedir. Mas conhecer por cima o gosto básico de cada estilo (doce, amargo, cítrico, ácido) já vai te conduzir a um rótulo que vai ser mais agradável ao teu paladar.  São informações simples, como saber que uma Witbier é uma cerveja de trigo leve e refrescante; a IPA é uma cerveja com amargor característico; a Stout é uma cerveja escura com notas torradas do malte e café; uma Fruit Beer é uma cerveja leve, onde o dulçor da fruta é predominante, etc.

DICA #2 O COPO É IMPORTANTE:

Aprendendo sobre Cerveja 02

Você não precisa chegar ao ponto de ter um tipo de copo para cada estilo de cerveja (a não ser que você seja um colecionador doido por copos como eu, HUE), mas ter o copo certo torna a experiência muito mais bacana para alguns estilos, como tomar aquela Weiss em um copo típico (aquele alto, para que todo conteúdo da cerveja seja vendido de uma única vez e possibilita que as leveduras se depositem no fundo do copo).

DICA #3 PODE CHEIRAR A BEBIDA

Aprendendo sobre Cerveja 03

Sim, caro leitor, sentir o aroma da bebida é uma parte importante na experiência em beber uma cerveja especial. Através do aroma, você vai perceber diferenças do estilo e da cervejaria, como notas frutadas, cítricas, herbal, chocolate, café, entre outros. Não tenha vergonha de meter o nariz no copo.

DICA #4 SINTA O SABOR DA CERVEJA

Aprendendo sobre Cerveja 04

Nem tudo que aparece no aroma vai repetir no sabor da bebida. Às vezes, você vai perceber notas cítricas acompanhando, outras vezes não. No paladar, o bacana é buscar perceber o amargor da cerveja e entender o quanto ela tende para o leve/refrescante ou para um potencial mais pesado (corpo elevado), licoroso ou alcoólico. Mas para que isso seja possível, é essencial seguir a próxima dica.

DICA #5 NÃO TOME CERVEJA ESPECIAL ESTUPIDAMENTE GELADA

Aprendendo sobre Cerveja 05

Bom, se teu objetivo for tomar uma cerveja comercial abaixo de 0º, siga em frente, isso não vai influenciar praticamente em nada na tua experiência. Agora, no caso de uma cerveja especial, cuidar da temperatura é essencial. A temperatura muito baixa acaba mascarando o sabor da bebida. Por isso, sempre é bom tentar tomar a cerveja na temperatura indicada no rótulo, às vezes só de deixar ela um pouco na fora da geladeira vai possibilitar que as características (aroma e sabor) se pronunciem.

Gostou das dicas acima? Então se prepara que nossa série está apenas começando, mas não esqueça que o mais importante não é se prender às questões técnicas de degustação de cervejas, mas sim identificar se o rótulo te agradou ou não.

Até a próxima!

 

EIN PROSIT!

 

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *