Home / Notícias e Curiosidades / Curiosidades / Pumpkin Ale – Cervejas ou Travessuras?

Pumpkin Ale – Cervejas ou Travessuras?

Halloween, ou mais conhecido como “O Dia das Bruxas”, chegando e se existe um tipo de cerveja que combina mais com essa data é uma Pumpkin Ale.

Pumpkin AleUma Pumpkin Ale é feita a partir de uma cerveja base, de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de abóbora em diferentes partes do processo de fabricação. Geralmente, com gosto adocicado, pode incluir pimenta, gengibre, canela entre outros condimentos na receita.

Por mais excêntrico (para não dizer bizarro) que pareça, este estilo não é tão novo assim. Quando os imigrantes ingleses e irlandeses começaram a fabricar cerveja em solo americano depararam-se com as dificuldades de transporte dos insumos da Grã-Bretanha para a colônia e com a própria escassez de produtos locais. Porém, um deles era abundante, a abóbora. Assim, com o que tinham em mãos, os colonos começaram a produzir as primeiras Pumpkin Ales, sem pretensão de criar estilo, mas sim para suprir a sede por cerveja. Contudo, este estilo de cerveja acabou caindo no esquecimento e voltando somente nos anos 80.

 

No Brasil o estilo é praticamente inexistente, mesmo com o atual crescimento de microcervejarias. A principal e uma das poucas disponíveis comercialmente, embora não facilmente encontrada, é a da Sauber Beer, de Mogi Mirim-SPAlém das Küd de Nova Lima-MG, Sankt Gallen de Teresópolis-RJ, Bier Hoff de Curitiba-PR (que pode ser encontrada na rede Zaffari) e a Klein de Campo Largo-PR. pumpkinAle2

Há pouco tempo, chegou ao Brasil a Post Road Pumpkin Ale, da cervejaria Brooklyn Brewery, um revival de uma cerveja fabricada pelos colonos americanos. Centenas de abóboras são misturados em cada lote de Post Road Pumpkin Ale, criando uma cerveja com uma cor âmbar alaranjado,  aroma de abóbora e acabamento crocante. A Post Road Pumpkin Ale contém ainda canela e noz-moscada.

Vamos torcer para que tenhamos mais rótulos de Pumpkin Ales brasileiros logo! E então? Gostariam de experimentar uma cerveja de abóbora?

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *