Home / Aprendendo Sobre Cerveja / Saint Patrick’s Day

Saint Patrick’s Day

No dia 17 de março o mundo vira um pouco irlandês. Mesmo que o dia de São Patrício seja feriado em apenas alguns lugares como a República da Irlanda e Irlanda do Norte, o Saint Patrick’s Day é comemorado em todo o mundo. O feriado marca a morte de St. Patrick e tem sido comemorado como um feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos.

Conheça a história e algumas curiosidades sobre o Saint Patrick’s Day

Era uma vez, Saint Patrick

Além de ser um dos mais famosos padroeiros da Irlanda, Saint Patrick foi um missionário, considerado o responsável por levar o Cristianismo para a ilha desempenhando um importante papel na conversão de irlandeses ao Cristianismo.

Um fato curioso na história de Saint Patrick é que o santo padroeiro da Irlanda não era irlandês chamado Patrick, mas sim um britânico nascido em Banwen. De acordo com a lenda, Saint Patrick foi vendido aos 16 anos como escravo na Irlanda. Seis anos depois, conseguiu fugir da ilha, retornando para sua terra natal, onde tornou-se um sacerdote chamado Patrick e retornou à Irlanda para iniciar seu trabalho de conversão dos celtas irlandeses pagãos ao Cristianismo. Morreu em 17 de março de 461 d.C.

O Feriado

Como o Saint Patrick’s Day ocorre durante a época da Quaresma (período entre o carnaval e o domingo de Ramos), costumava ser um feriado tranquilo e religioso. Até os anos 1960, quando a lei permitiu que os bares e pubs abrissem no dia da comemoração, mudando um pouco (e para melhor) o cenário da festa. Oficialmente, a Irlanda passou a comemorar o Saint Patrick’s Day 1903, e com o passar do tempo, as comemorações da data se espalharam pelo mundo, principalmente nos países que possuem forte imigração irlandesa e, como não poderia ser diferente, a festa também chegou ao Brasil.

Na Irlanda, é costume entre os que falam o irlandês, utilizar mais essa língua e deixar o inglês um pouco de lado. Esta tradição é chamada Seachtain na Gaeilge (“Irish Language Week”). O dia é comemorado nas ruas e nos famosos pubs irlandeses e milhares de pessoas lotam as ruas de Dublin, capital do país, vestindo roupas verdes e fantasiadas de Leprechaum (uma figura semelhante a um duende), um dos principais personagens do folclore irlandês.

Curiosidade: Durante o Saint Patrick’s Day o consumo mundial da marca de cerveja Guinness quase triplica – de 5,5 milhões de litros em um dia normal para 13 milhões de litros. Isso são 150 litros por segundo!

A Popularidade dos Trevos

Os irlandeses dizem que Saint Patrick usava trevos para explicar a Santíssima Trindade (Deus pai, Filho e Espírito Santo). Os celtas acreditavam que cada folha do trevo tem um significado, portanto, usar as folhas do trevo como material didático foi uma grande ideia: Saint Patrick foi à várias igrejas, escolas e mosteiros, fazendo do trevo um item popular.

É TUDO VERDE

Dos cabelos às roupas e até mesmo os alimentos, não existe o que não possa ser verde. Nós não estamos falando aqui de espinafre, mas sim de panquecas, e também: a cerveja! Se você puder colocar corante verde em qualquer coisa, ela será servida no St Patrick’s Day. Mas a coloração não para por aí: rios, monumentos e até resorts de esqui tornam-se verdes para comemorar a ocasião. Mesmo que todo mundo use verde, o próprio Saint Patrick aparentemente preferia usar azul e a prova disso ainda pode ser vista nas bandeiras antigas da Irlanda. Durante 1798, na Rebelião Irlandesa, vestir a cor verde e usar o trevo se tornaram um símbolo do nacionalismo – enquanto Saint Patrick estava preso.

Curiosidade: A expressão “the wearing of green” é uma referência ao ato de vestir roupas verdes em homenagem aos soldados da Rebelião Irlandesa de 1798.

Os Desfiles de Saint Patrick’s Day
Além de beber e comer coisas verdes, assistir ou participar de um desfile do dia de São Patrício é a maneira perfeita de comemorar o dia. Curiosamente, as maiores paradas do St Patrick’s Day ocorrem fora da Irlanda – pelo fato das comunidades irlandesas serem espalhadas em todo o mundo. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, as tradicionais paradas em homenagem ao padroeiro surgiram fora da Irlanda, nos Estados Unidos, onde ocorre, até hoje, a maior parada de Saint Patrick’s Day do mundo.

Durante cinco horas, cerca de 150 mil pessoas reúnem-se nas ruas de Nova Iorque e percorrem 2,5 km pelos principais símbolos da cidade, incluindo a Catedral de Saint Patrick na 5ª Avenida e o Empire State Building.

Agora que você já sabe a história do Sainta Patrick’s Day, o que tal clicar aqui e descobrir onde comemorar essa data?

Cheers!

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *