Home / História da Cerveja / Conheça os Diferentes Tipos de Copos de Cerveja

Conheça os Diferentes Tipos de Copos de Cerveja

Olá, queridos leitores do Ceva no Bar!! Após um curto período de férias e levantamento de conteúdo, voltamos com mais um post da nossa série “Aprendendo Sobre Cerveja”.  Dessa vez, vamos falar um pouco sobre os Tipos de Copos de Cerveja!

Cada tipo de cerveja possui o seu respectivo copo, e, por mais que você não acredite ou ache que isso seja uma frescura, lamentamos informar que sim, o tipo do copo influi consideravelmente na experiência que você pode obter da cerveja, principalmente por dois motivos: Apresentação e Aroma.

APRESENTAÇÃO

Acredito que todos concordamos que uma boa apresentação é algo de extrema importância para qualquer produto, não é mesmo? Pois com a cerveja não poderia ser diferente. Quantas vezes não salivamos perante uma bela imagem de um cálice com uma cerveja trapista ou de um “weizen” transbordando de hefeweiss alemã, não é mesmo?

Além da apresentação propriamente dita, os diferentes formatos de copos de cerveja também possuem funções relacionadas à espuma, devendo mantê-la a uma certa altura ou não.

AROMA

Além de garantir uma boa apresentação, os copos de cerveja são desenhados para atender, também, o olfato do degustador. Uma cerveja servida no copo adequado serve para desprender o aroma daquele estilo de cerveja em específico, permitindo que que se aprecie o que cada cerveja tem de melhor, desde o aroma mais rígido ai mais complexo, com notas cítricas e doces, amadeiradas e lupuladas, que exigem o máximo de concentração do degustador.

Claro que estamos falando de degustação, quando for beber com a galera, até copo de requeijão serve (e por sinal, é muito bem vindo)! Afinal, nada substitui o verdadeiro prazer de tomar uma cerveja no boteco com os amigos.

 

Tipos de Copos de Cerveja

 

AMERICANO
Tipos de Copos de Cerveja - Americano

Sem dúvidas esse é o mais difundido dos copos de cerveja no Brasil. Canelado por fora e faixa lisa perto da boca, indicando o lugar da espuma.

Este copo é ideal para as cervejas “Pilsen” mais comerciais, como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser (que na verdade são American Lager) em geral.

 

CALDERETA
Tipos de Copos de Cerveja - Caldereta

Com capacidade de 210ml a 350ml, é provavelmente o mais versátil dos copos.

Ideal para servir, desde as claras Lagers às mais escuras Porter e Stout, passando pelos estilos de cor âmbar/avermelhado, como IPA e Bitter.

 

 

CÁLICE
Tipos de Copos de Cerveja - Cálice

Este copo apresenta uma semi-esfera oca, com uma haste longa, que evita uma transferência de calor das mãos para a cerveja e uma boca larga que auxilia na apresentação dos aromas.

Ideal para servir cervejas Trapistas ou de Abadias (fortes e aromáticas), do estilo Dubbel ou Trippel.

 

CANECA
Tipos de Copos de Cerveja - Caneca

Este copo não tem objetivo de auxiliar na análise da cerveja, mas sim auxiliar para quem quer beber muito!! Possui uma alça que evita a rápida transferência do calor das mãos para a cerveja.

Ideal para cervejas tipo Oktoberfest, cervejas alemãs mais “leves” e algumas Bitter.

 

CILINDRO / STANGE
Tipos de Copos de Cerveja - Cilíndrico

Este copo normalmente é fino e mantem seu diâmetro igual da boca ao fundo, facilitando a formação de espuma e concentração dos aromas, sem mistérios, portanto, “apenas” um formato cilíndrico.

Ideal para cervejas do tipo Kölsch e Altbier.

 

FLAUTA
Tipos de Copos de Cerveja - Flauta

Este copo possui um formato semelhante de taças para Champagne, que auxilia na formação de “perlage”, ou seja, bolhas que são formadas no momento em que a bebida é servida, aparentando um cordão de pérolas.

Ideal para cervejas do tipo Bière Brut.

 

LAGER
Tipos de Copos de Cerveja - Lager

Este copo é semelhante ao copo Weizen, mas menor. Possui um bojo próximo a boca menos protuberante, mas aparente, que auxilia na manutenção da espuma além da base estreita e do pé espesso.

Ideal para algumas cervejas do tipo Pilsner e American Lager.

 

PILSNER
Tipos de Copos de Cerveja - Pilsner

Este copo possui um formato comprido e cônico, auxiliando na formação de espuma em cervejas menos carbonatadas.

Ideal para cervejas Pilsner e algumas American Lager.

 

 

PINT

Tipos de Copos de Cerveja - Pint
Tulip Pint
Tipos de Copos de Cerveja - Nonic Pint
Nonic Pint

Particularmente é meu copo preferido. Possui a base mais estreita que a boca e um alargamento logo abaixo da abertura. Tem variações quanto a região (English Pint, American Pint, Irish Pint) e/ou formato: Nonic Pint e Tulip Pint (conhecido copo da cerveja Guinness).

Ideal para cervejas estilo IPA, Bitter, Stout e Porter.

Nota: pint é uma unidade de medida e significa algo em torno de 500 ml.

SNIFTER
Tipos de Copos de Cerveja - Snifter

Com uma base larga e abaulada, possibilitando uma melhor transferência de calor para auxiliar a emanar os aromas das cervejas mais encorpadas (típicas para este copo), é um copo que assemelha-se a uma taça para conhaque.

Ideal para cervejas do estilo Imperial Stout, Strong Ale, Barley Wine, Eisbock, dentre outras mais alcoólicas.

 

SPIEGELAU IPA GLASS
Tipos de Copos de Cerveja - Spiegelau (IPA Glass)

Este copo foi criado  em 2013 através da colaboração das cervejarias Dogfish Head, Sierra Nevada e com a vidraçaria Spiegelau. Este formato ajuda a reter o frio, mantendo a temperatura adequada por mais tempo e sua bacia curva e larga ajuda a valorizar o perfume dos lúpulos, levando-os diretamente ao seu nariz no momento em que você leva o copo à boca. Aliás, a intensificação dos aromas foi um dos principais objetivos para a elaboração deste copo. Nem precisamos mencionar que é ideal para cervejas do estilo India Pale Ale, né?

TULIPA
Tipos de Copos de Cerveja - Tulipa

Este copo é a verdadeira tulipa (sim, amigo leitor, fomos enganados durante anos), não aquela em que costumam servir chopes por aí. Possui um fundo abaulado e acinturado perto da boca, com curvatura para fora.

Ideal para servir algumas cervejas belgas “des Flandres”, algumas Stout, sendo bem versátil, podendo servir bem outros estilos.

TUMBLER
Tipos de Copos de Cerveja - Tumbler

Este copo possui a boca larga e o exterior facetado. Robusto, costuma-se comparar com uma caneca sem alça.

Ideal para servir cervejas do estilo Witbier.

 

WEIZEN (WEISS)
Tipos de Copos de Cerveja - Weizen

Meu segundo tipo de copo preferido, trata-se de um copo comprido, que possui uma base mais fina que a boca e um “pé” espesso, para possibilitar is clássicos brindes. Este formato de “Bojo” próximo da boca auxilia na concentração de aromas e espuma.

Ideal para típicas cervejas Weiss alemãs (Hefe, Kristal, Dunkel, Bock…).

 

Lembrando que isso não é uma regra geral, mas sim a nossa sugestão para quando você quiser experimentar aquela cerveja diferente, indicada por um amigo, premiada em algum festival ou que você viu no supermercado mesmo, vale a pena utilizar o copo apresentado nesse post ou recomendado pelo fabricante.

Não quer investir na compra de um copo desses? Sem problemas, tente ao menos usar um copo com estrutura parecida, o mais importante é que você consiga obter a melhor experiência possível durante sua degustação.

 

E então, você conhecia todos os tipos de copos para cerveja acima? Te ajudamos a descobrir algum tipo novo? Compartilhe sua opinião nos comentários e não esqueça de acompanhar os outros posts da nossa série Aprendendo Sobre Cerveja!

Ein Prosit!

Sobre Leandro Webster

Sou um Gerente de Projetos especialista em e-commerce. Apoio as IPA's e o lúpulo. Meu sobrenome se lê vêbister, não uébister. Rascunho de homebrewer

One comment

  1. Adorei a explicação, curto muito variedades de cervejas, e é sempre bom aprender um pouco mais sobre elas até mesmo para que sejam bem apreciadas!!!
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *